segunda-feira, 17 de junho de 2013

Regra dos Terços


Regra dos Terços é uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados. Para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 quadros, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada.

Iso: Sensibilidade Fotográfica


Sensibilidade fotográfica, também conhecida como sensibilidade ISO é um termo utilizado para se referir à sensibilidade de superfícies fotossensíveis (sensíveis à luz) utilizadas na fotografia (filme fotográfico ou sensor de imagem).
O índice de exposição ou de sensibilidade do filme segue uma escala do padrão ISO que agrupa as escalas ASA (Estados Unidos) e DIN (Alemanha).

Sensor de Imagem Digital


Um sensor de imagem digital, agindo como a retina dos olhos, capta a luminosidade das imagens que são projetadas sobre ele continuamente e dá início ao processo de captura de uma instância ou de uma sequência de instâncias da imagem consecutivamente.
Trata-se de um chip que pode contar com dezenas de milhões de transdutores fotossensíveis (photosites), cada um deles capaz de converter a energia luminosa de um ponto da imagem em carga elétrica para ser lida ou gravada posteriormente na forma de imagem digitalizada em valores numéricos.

Diafragma: Tempo de Exposição


Para tirarmos uma fotografia precisamos que uma determinada quantidade de luz atinja o sensor (ou filme em se tratando de fotografia analógica), ou seja, “expomos” o sensor de maneira controlada para que a fotografia seja captada de maneira satisfatória. Essa quantidade de luz que precisa “entrar” na câmera depende de vários fatores que serão comentados e outros artigos, mas para deixar claro os efeitos de uma má exposição: se pouca luz chegar ao sensor teremos uma foto muito escura (o termo técnico é subexposta), se muita luz chegar teremos uma foto muito clara (superexposta).

Velocidade do Obturador


A Velocidade do obturador ou tempo de exposição, em fotografia, está directamente relacionada com a quantidade de tempo que o obturador da máquina (câmera) fotográfica leva para abrir e fechar, deixando passar a luz que irá sensibilizar a película fotográfica ou o sensor digital CCD/CMOS e formar a imagem.
É fácil de perceber que se deixar a máquina a receber luz durante 10 segundos, só vai ficar uma imagem estática e bem definida se nada no cenário que estamos a fotografar se movimentar durante este tempo.
Quanto menor o tempo de exposição, menos luz é absorvida no interior da máquina, maior a abertura do diafragma necessária para se obter uma exposição correta.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Tripé e Monopé

 1-Tripé é um aparelho de três pés ou escoras, sobre o qual podem ser apoiados diferentes tipos de objetos, conforme a aplicação de seu utilizador.
2-O monopé fotográfico, similar ao tripé fotográfico, é um acessório de sustentação utilizado para aumentar a estabilidade da uma câmera fotográfica ou de vídeo, melhorando a qualidade da imagem e permitindo o uso de parâmetros de exposição mais amplos. Por ter apenas uma perna de sustentação em vez das três de um tripé, o efeito de estabilização é quase todo no sentido vertical.

Objectivas

1-Estas lentes são indicadas para fotografias de temas de pequena dimensão onde é necessário um grande detalhe. Pode focar objectos a pequenas distâncias, e assim proporciona ao fotógrafo a possibilidade de fotografar detalhes minúsculos de objectos, pequenos insectos, plantas ou micro organismos.


2-A 50mm é leve, pequena e muito fácil para carregar, seja em sua bolsa, ou na sua câmera. Lentes primes em geral, e principalmente a 50mm, são as lentes rápidas ou seja, elas têm aberturas maiores que permitem que você fotografe em altas velocidades do obturador, mesmo em condições de pouca luz, um aspecto importante que não está presente na maioria das lentes zoom.
3-Estas lentes são mais apropriadas para fotos de paisagens ou em ocasiões em que se tem pouca distância para fotografar em recintos pequenos, como por exemplo salas em que precisamos enquadrar o máximo de área possível. Uma outra característica destas lentes é proporcionar grandes profundidades de campo, desde pequenas distâncias até ao infinito.


4-Este tipo de lentes não é mais do que uma lente que permite variar a distância focal, e por consequência, variam o campo abrangido e o tamanho da imagem. Devido à sua versatilidade e conveniência, as objectivas zoom são talvez as mais populares de todas. Como uma lente zoom tem uma distância focal variável de maneira contínua, ela pode substituir todas as lentes fixas compreendidas entre as suas distâncias focais máxima e mínima.
5- Estas lentes de grandes distâncias focais são apropriadas para fotografar a longa distância.


Tipos de Câmeras



1- Uma câmera ultra-compacta, é uma câmera fotográfica desenvolvida para operação simples. Ela possui lente fixa com foco automático ou modos de foco e exposição pré-definidos.



2- Uma câmera compacta, também chamada câmera aponte-e-dispare, é uma câmera fotográfica desenvolvida para operação simples. Ela possui lente fixa com foco automático ou modos de foco e exposição pré-definidos.


3- A bridge é uma câmera digital a meio caminho entre as compactas e a reflex. O princípio é ter todas as funcionalidades da Reflex, sendo menos volumosa, e tendo um sistema de posicionamento baseado na compacto. O resultado é uma unidade versátil, com um zoom poderoso(não intercambiável), mas com modos automáticos que podem ser desengatadas manualmente.






4- Uma câmera reflex é uma câmera digital que usa um sistema mecânico de espelhos e um pentaprisma para direcionar a luz da lente para um visor óptico na parte traseira da câmera.